segunda-feira, 11 de março de 2013

Pobre país




Domingo, 10 de março de 2013, por Danuza Leão, para a Folha de S. Paulo



Lembro bem; era um domingo de sol em outubro ou novembro de 1955, e acordei com o rádionoticiando que o hotel Vogue estava pegando fogo.

       O Vogue era na Princesa Isabel, no Rio, e no andar térreo funcionava a boate mais famosa da cidade. Era lá que se encontravam os políticos (a capital da República ainda era aqui), as beldades e o high society em geral. Não havia jantar, cock-tail, festa, que não terminasse no Vogue, onde as crooners eram Linda Batista e Araci de Almeida, olha que luxo; às vezes aparecia Dolores Duran para dar uma canja. Só saiamos de lá com o sol raiando, e viviamos intensamente os anos dourados, onde se nem todos eram felizes, todos pareciam ser. Foi a melhor boate que o Rio já teve em toda sua história.

       No dia do incêndio a cidade inteira foi para a porta do hotel. Ou pelo menos todos os amigos dos que lá moravam. A agonia foi lenta, durou horas. As escadas do hotel eram forradas de madeira, o que ajudou o fogo a rapidamente chegar ao último andar (eram 12). Como num incêndio não se pode usar o elevador, e pelas escadas em chamas ninguém podia descer, ficaram todos em seus quartos esperando por ummilagre, o que não aconteceu.

        Chegaram os bombeiros, mas suas escadas iam só até o 4º andar; um boêmio muito conhecido na época, o Dantinhas, teve sangue frio para conseguir se salvar. Ele pegou oslenções, amarrou um no outro, molhou, para que os nós não se desfizessem, se vestiu inteiro _ conta a lenda que não se esqueceu nem de botar a pérola nagravata _ e desceu pelos lençóes até encontrar, mais abaixo, a escada dos bombeiros. Foi o único que se salvou (e quando chegou na rua não falou com ninguém; foi para um bar ali perto, onde tomou uma garrafa de uísque inteira).

        Os recém casados Glorinha e Waldemar Schiller foram encontrados abraçados, mortos, dentro da banheira, e duas pessoas se jogaram da janela, entre elas um cantor americano que fazia o show do Vogue naquele momento. Foi uma tragédia que abalou o Rio de Janeiro; quem viu nunca esqueceu.

        Promessas foram feitas pelo chefe do Corpo de Bombeiros, pelas autoridades; aquilo havia sido uma lição, nunca mais nada de parecido aconteceria. Pois esta semana, 57 anos depois, a história se repetiu. Um prédio no Leblon pegou fogo _ e a tragédia só não foi maior porque o prédio tinha apenas 4 andares. Mas um casal não resistiu às chamas, se atirou e morreu - ela com 33 anos, ele com 57; eles pareciam muito felizes.

        A assessoria do Corpo de Bombeiros declarou que no Rio existem apenas três unidades que contam com plataformas e escadas; escadas tão curtas que nem chegam ao quarto andar. E o hidrante não tinha água, claro.

        Dizer o quê? Que o Brasil continua o mesmo de 57 anos atrás, que ninguém faz nada para melhorar os serviço mais elementares, que os boeiros explodem, as escadas dos bombeiros são pequenas, mas que, segundo nossos dirigentes, o Brasil _o Rio, sobretudo_ está bombando? O governador declarou que o socorro foi de padrão internacional, que tal? Claro, ele deve estar comparando com Paris, onde passa a maior parte do tempo; já o nosso prefeito só pensa em carnaval, em samba, em alegria. Eu preferia ter um prefeito e um governador mais sérios, que cuidassem mais danossa cidade e de seus habitantes. Aliás, não me consta que o prefeito esteja estudando uma solução para os blocos, que este ano passaram de todos os limites; ele acha que legal é uma cidade animada.

        Tem horas que nem sei o que dizer. Será que esse país não vai ter jeito nunca? As escadas dos bombeiros eram e continuam sendo pequenas? Então, feche-se o Corpo de Bombeiros, por sua inutilidade.

        E aproveitando o embalo, fecha-se Brasilia.      
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário